Segurança Digital
Lidar com produtos financeiros exige uma série de cuidados e isso envolve não só as empresas, como cada pessoa da nossa sociedade. Desde ao entrar no site da sua instituição financeira a inserir suas informações num aplicativo é preciso tomar algumas precauções.
A B&T tem o compromisso com a proteção dos dados de seus clientes e com suas informações regulatórias, e somos reconhecidos pela nossa ética. Por isso, nossa equipe de Tecnologia da Informação (TI) preparou este conteúdo com os golpes mais comuns da internet e demais dicas, como alerta e também para instruir a todos.
Segurança Digital
No golpe do motoboy, alguém se passa por atendente do seu banco ou corretora e diz que houve algum problema, por exemplo, seu cartão foi clonado. O golpista diz que irá enviar um motoboy com urgência para retirar o cartão para que ele possa ser substituído por um novo.
Olhando assim parece óbvio, mas os fraudadores utilizam de recursos para que a ligação de fato pareça do banco ou da corretora, com música de espera, o possível atendente fala de forma cortês. Em posse das informações sobre o cartão, compras digitais podem ser feitas.
Segurança Digital
No golpe do aplicativo de mensagens pode acontecer de duas formas, a vítima já teve seu aplicativo invadido após ter passado suas credenciais por clicar em algum link malicioso, ou o criminoso se passa pela vítima e entra em contato principalmente com familiares.
Normalmente neste tipo de golpe, os criminosos ao se passarem pela vítima, alegam ter algum tipo de problema e solicitam alguma ajuda financeira.
Segurança Digital
No golpe do produto com desconto, o criminoso cria uma suposta promoção de algum produto ou serviço com um valor bem abaixo do praticado no mercado, normalmente em sites falsos ou por mensagens de aplicativos. Neste crime, existem dois principais objetivos, são eles:
Receber o valor pelo produto ou serviço oferecido, mas nunca entregar o mesmo, ou obter dados da vítima alegando que para participar da promoção alguns dados precisam ser preenchidos, como CPF, telefone, endereço e data de nascimento.
Entre em contato com a instituição financeira e relate o ocorrido. Em seguida, faça um boletim de ocorrência na delegacia de sua região, atualmente também é possível fazer tudo online.