Proteção de dados na B&T Câmbio

Lidar com produtos financeiros exige uma série de cuidados e isso envolve não só as empresas, como cada pessoa da nossa sociedade. Desde ao entrar no site da sua instituição financeira a inserir suas informações num aplicativo é preciso tomar algumas precauções.

A B&T tem o compromisso com a proteção dos dados de seus clientes e com suas informações regulatórias, e somos reconhecidos pela nossa ética. Por isso, nossa equipe de Tecnologia da Informação (TI) preparou este conteúdo com os golpes mais comuns da internet e demais dicas, como alerta e também para instruir a todos.

Golpe do motoboy

No golpe do motoboy, alguém se passa por atendente do seu banco ou corretora e diz que houve algum problema, por exemplo, seu cartão foi clonado. O golpista diz que irá enviar um motoboy com urgência para retirar o cartão para que ele possa ser substituído por um novo.

Olhando assim parece óbvio, mas os fraudadores utilizam de recursos para que a ligação de fato pareça do banco ou da corretora, com música de espera, o possível atendente fala de forma cortês. Em posse das informações sobre o cartão, compras digitais podem ser feitas.

Golpe do aplicativo de mensagens

No golpe do aplicativo de mensagens pode acontecer de duas formas, a vítima já teve seu aplicativo invadido após ter passado suas credenciais por clicar em algum link malicioso, ou o criminoso se passa pela vítima e entra em contato principalmente com familiares.

Normalmente neste tipo de golpe, os criminosos ao se passarem pela vítima, alegam ter algum tipo de problema e solicitam alguma ajuda financeira.

Golpe do produto com desconto

No golpe do produto com desconto, o criminoso cria uma suposta promoção de algum produto ou serviço com um valor bem abaixo do praticado no mercado, normalmente em sites falsos ou por mensagens de aplicativos. Neste crime, existem dois principais objetivos, são eles:

Receber o valor pelo produto ou serviço oferecido, mas nunca entregar o mesmo, ou obter dados da vítima alegando que para participar da promoção alguns dados precisam ser preenchidos, como CPF, telefone, endereço e data de nascimento.

Principais cuidados para se proteger de golpes digitais

  • Nunca revele suas senhas, nem por telefone, nem por mensagem. As empresas jamais pedirão esses dados, principalmente instituições financeiras.
  • Recebeu uma ligação pedindo algum dado ou oferecendo algum produto com valor muito abaixo do mercado? Agradeça e desligue, não seja hostil, não revele nenhuma informação a quem te ligou.
  • Se vir uma promoção online muito generosa, entre em contato com a empresa e confirme a veracidade, mas nunca utilize os dados de contato do próprio site suspeito, pesquise na internet dados legítimos da empresa.
  • Sempre que efetuar uma transferência ou pagamento através de PIX, TED, boleto ou qualquer outro meio de pagamento, verifique os dados do destinatário.
  • Nunca permita acesso remoto ao seu computador ou celular. Os criminosos podem se passar por profissionais de alguma empresa alegando problema técnico, e após o acesso ao seu dispositivo, eles vasculham dados como senhas de cartão e aplicativos de bancos.
  • Sempre utilize senha no seu celular, e caso seja roubado ou perca o equipamento, entre em contato com as instituições financeiras e solicite o bloqueio temporário dos cartões.
  • Crie senhas fortes. Não use senhas óbvias como data de nascimento, nome de filhos ou datas especiais, não utilize a mesma senha para todos os aplicativos e contas de banco.

Caiu em um golpe?

Entre em contato com a instituição financeira e relate o ocorrido. Em seguida, faça um boletim de ocorrência na delegacia de sua região, atualmente também é possível fazer tudo online.