Comitê de Riscos Sociais, Ambientais e Climáticos

Comitê de Riscos Sociais, Ambientais e Climáticos

O Comitê de Riscos Sociais, Ambientais e Climáticos da B&T, tem como objetivo avaliar, desenvolver e acompanhar projetos que contribuem para a convivência em um mundo mais inclusivo e sustentável. 

Sustentabilidade e Ética 

Consideramos a sustentabilidade um ponto fundamental da nossa estratégia, uma vez que queremos fazer parte da construção de uma sociedade economicamente próspera e sustentável. 

A ética profissional, a responsabilidade e o compromisso social e com o meio ambiente orientam as nossas atividades. Acreditamos que os bons resultados empresariais só são possíveis quando contribuem para o desenvolvimento da sociedade. 

Ao atuar dessa forma, atualizamos e reforçamos periodicamente práticas e métodos de gestão e de trabalho, visando à promoção de ações sustentáveis alinhadas ao desenvolvimento do negócio. Para isso, atuamos apoiados em quatro pilares: 

Pilares ESG:

I. Integrar a responsabilidade social à nossa cultura interna;

II. Buscar ações que proporcionem um ambiente de trabalho produtivo, inclusivo e participativo;

III. Incentivar a consciência sobre a importância do papel de cada pessoa na sociedade;

IV. Agregar valores aos grupos de interesse envolvidos com nosso negócio, identificando seus impactos e buscando soluções.

Assim, reconhecemos a existência de Riscos Sociais, Ambientais e Climáticos (RSAC) em nossa Declaração de Apetite de Riscos, e os consideramos como componentes integrados aos demais riscos gerenciados pela empresa. Entre esses riscos estão inclusos: 

  • Riscos sociais: violação de direitos e garantias fundamentais, bem como atos lesivos ao interesse comum;
  • Riscos ambientais: perdas associadas à degradação do meio ambiente;
  • Riscos climáticos: consideramos riscos de transição (perdas relacionadas à transição de determinados segmentos para uma economia de baixo carbono) e riscos físicos (prejuízos econômicos oriundos de eventos climáticos extremos ou permanentes.

Conheça os membros do Comitê de Riscos Sociais, Ambientais e Climáticos da B&T

Coordenação

Luciana Montozo – Coordenadora
Ana Elisa Tissi – Coordenadora Substituta e Conselheira

Secretaria
Rodrigo Santos – Secretário e Conselheiro

Silvio Santos – Secretário Substituto e Conselheiro 

Conselho
Renata Cavalcante – Conselheira
Felipe Nicácio – Conselheiro
Paula Fonseca – Conselheira
Tatiana Lopes – Conselheira
Thiago Yassuda – Conselheiro

Amiga da Criança

Amiga da Criança

Conscientes de que a responsabilidade pelas crianças e adolescentes de nosso país cabe ao conjunto da sociedade e não apenas ao poder público, um grupo de empresários do setor de brinquedos se reuniu no final dos anos 80 para inaugurar o conceito de empresas socialmente responsáveis.

Nesse contexto, em 1989, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) cria, dentro de sua estrutura, uma Diretoria de Defesa dos Direitos da Criança, núcleo da futura Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, que foi fundada oficialmente em 1990. Hoje, atua como uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

Pautada pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), Constituição Federal Brasileira (1988) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Fundação tem como estratégias: estímulo e pressão para implementação de ações públicas, fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos, estímulo à responsabilidade social, articulação política e social na construção e defesa dos direitos e conhecimento da realidade brasileira quanto
aos direitos da criança e do adolescente.

Desde setembro de 2014 a B&T Câmbio foi reconhecida pela Fundação Abrinq – Save the Children como Empresa Amiga da Criança, pelos compromissos assumidos na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

A B&T apoia e colabora mensalmente, desde 2014, com instituições que cuidam de crianças carentes e moradores de rua.

Rio de Janeiro
Associação Cristã de Apoio a Criança – ASCAC

Tem o objetivo de apoiar crianças em risco social na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro.

São Paulo
Missão CENA

Trabalho social desenvolvido por voluntários no centro de São Paulo para acolher moradores de rua, usuários de drogas, crianças em situação de risco, oferecendo a todos eles resgate, recuperação e reintegração à sociedade.

Ações Internas

Ações Internas

Ações Internas

Anualmente, a B&T realiza campanhas de arrecadação de agasalhos, brinquedos e cestas básicas com a finalidade de beneficiar entidades assistenciais carentes. Nossas campanhas reforçam a ideia de gerar uma atitude solidária entre nossos colaboradores
e a sociedade.

Desenvolvemos programas e ações de responsabilidade social, através do trabalho voluntário para a transformação da sociedade.

Ações Sociais:

Campanha do Agasalho
Campanha Doe um Brinquedo
Campanha de Natal
Campanha de Vacinação Contra a Gripe

Eco Câmbio

Eco Câmbio

Eco Câmbio

É um programa de incentivo a redução do consumo de papel, no qual todas as etapas da operação de câmbio são realizadas sem necessidade de impressão.

Câmbio On

Portal Exclusivo para nossos clientes, onde é possível consultar todo o histórico de operações e gerar relatórios sem a necessidade de impressão.

SIOP

Ferramenta exclusiva e gratuita da B&T, que elimina a necessidade de impressão e o envio da cópia do Swift. Um e-mail é gerado automaticamente informando o fornecedor externo que o pagamento foi realizado pelo cliente no Brasil.

Assinatura Digital

Todos os contratos de câmbio podem ser assinados digitalmente. A B&T estimula seus clientes a utilizarem esse serviço, e hoje contamos com mais de 90% dos contratos assinados dessa forma.

Patrocínio Sophia Kelmer

O Comitê de Responsabilidade Socioambiental da B&T tem o histórico de apoiar e incentivar o esporte paralímpico. Para além do câmbio, a B&T é uma empresa humanizada e que valoriza atitudes com potencial de transformar o mundo. O patrocínio da atleta paralímpica de tênis de mesa Sophia Kelmer é uma delas.

Atualmente federada pelo Fluminense, Sophia lidera o ranking nacional da classe 8 com apenas 14 anos de idade. Além disso, é a atual tricampeã brasileira e considerada destaque no cenário internacional, vencendo oponentes com décadas de experiência no esporte. Em três anos como federada – e apenas cinco após ter pegado uma raquete pela primeira vez na mão – escalou um ranking com 30 atletas e hoje está em 10º no ranking mundial da classificação adulta.

Patrocínio B&T à CBTM

Além de incentivar o esporte paralímpico por meio do patrocínio da atleta Sophia Kelmer., em 2023 a B&T firmou o patrocínio também da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa Paralímpico com o propósito de apoiar diversos atletas e sonhos por meio do esporte.